Home > Artigo

7 de Abril Dia Mundial da Saúde

Precisando de uma estadia para idosos?

Siga abaixo nossas informações para contato

Telefone

11 4693-1015 / 11 4693-2049

Localização

Rua João Osório Silveira Martins, 180 Guararema – SP
CEP: 08900-000

E-mail

contato@estanciavaleverde.com.br

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 08:00 h– 18:00 h
Sáb - Dom: 08:00 h– 17:00 h

Para mais informações

Entre em contato conosco para mais informações

Sigo Nos :

A conscientização é o melhor caminho

O principal objetivo desta data é conscientizar pessoas sobre a importância da preservação da saúde para uma melhor qualidade de vida. Essa conscientização torna-se ainda mais importante para pessoas na terceira idade. Passar dos 60 anos é a certeza de que o tempo está correndo rápido demais, mas, principalmente, que é hora de aproveitar cada momento da vida.

Para curtir essa fase de forma plena e saudável, é preciso estar atento à saúde, sendo ela física e mental.

Pratique atividades físicas

A Prática de atividade física ajuda a manter a vitalidade do corpo e da mente. Os riscos de doenças cardiovasculares são diminuídos, a pressão é controlada, o sono e a concentração melhoram e há ainda o fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, idosos praticantes de exercícios físicos apresentam menor incidência de infecções respiratórias e urinárias e, ainda, uma recuperação mais rápida quando acometidos por alguma infecção.

Também durante os exercícios acontece a liberação da endorfina, uma substância capaz de dar a sensação instantânea de bem-estar. Para um idoso, a hidroginástica e a caminhada são muito recomendadas.

Exercícios para a mente

É preciso incentivar os idosos a realizarem atividades que estimulem o cérebro, como palavras cruzadas, problemas de lógica, jogos de cartas e tabuleiro, que exigem raciocínio e atenção. Isso diminui o risco de desenvolvimento do mal de Alzheimer, uma doença degenerativa que afeta a memória e outras funções.

Atividades que estimulam o cérebro também são ótimos passatempos, e ainda podem ser realizadas em grupo, promovendo a socialização.  

Tomar sol

Os raios solares repõem os níveis de vitamina D, que é muito importante para fortalecer os ossos e os dentes. Por isso, banhos de sol com duração de 15 a 45 minutos por dia é muito benéfico para a qualidade de vida dos idosos. No entanto, é muito importante lembrar de utilizar protetor solar e  respeitar os melhores horários para o banho de sol (antes das 10h e após às 16h).

Ter uma vida social ativa

Possuir uma vida social colabora tanto na saúde física, como na mental. Manter o hábito de se encontrar com amigos para conversar ou aproveitar momentos de lazer ajuda na maior preservação de várias habilidades.

A socialização tem o papel de trazer mais diversão para a vida dos idosos e, com isso, mais sorrisos. Ao sorrir o organismo libera endorfina, hormônio responsável pela sensação de felicidade, prazer e bem-estar. Essa substância também é capaz de ativar o sistema imunológico, combater o estresse, a ansiedade e a depressão e podendo até aliviar dores.

Manter hábitos saudáveis é essencial, e a saúde deve ser lembrada todos os dias em todas as etapas da vida. Cuidar-se é proporcionar felicidade e tranquilidade ao corpo e a mente, maior qualidade de vida e disposição!

Leia mais artigos sobre a Terceira Idade

Referências:

www.saude.sp.gov.br/

www.bvsms.saude.gov.br

Estância Vale Verde

Referência no cuidado com a terceira idade

Estamos sempre prontos para ajudar

Localização

Rua João Osório Silveira Martins, 180 Guararema – SP CEP: 08900-000

Telefone

11 4693-1015
11 4693-2049

E-mail

financeiro@estanciavaleverde.com.br
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Horários de Visita

Seg - Sex : 09:00 h– 18:00 hs
Sáb-Dom: 09:00 h – 17:00 hs

Deixe suas dúvidas, será um prazer esclarecê-las

Entraremos em contato o mais breve possível