O vírus da gripe na Terceira Idade
O envelhecimento da população é uma tendência e, se por um lado o aumento da expectativa de vida é positivo, por outro, é necessário redobrar os cuidados com a saúde para que a terceira idade viva com qualidade.
Os sintomas da gripe são intensos e podem restringir o cotidiano da pessoa infectada.
Eles raramente duram mais de duas semanas, mas, quando acometem idosos, é necessário acompanhar e tomar alguns cuidados.
Apesar de não ser considerada uma doença grave, a gripe é responsável pela morte de milhares de pessoas da terceira idade por questões relacionadas à baixa imunidade ou associação com outras doenças.
Com o passar do tempo, há uma redução da capacidade de defesa do organismo, assim como há também uma chance maior desses idosos apresentarem doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares.
Esses dois fatores por si só já aumentam a possibilidade de uma gripe evoluir para pneumonia ou outras complicações mais sérias.
Dessa forma, nunca trate a gripe do idoso como algo corriqueiro ou normal, é preciso estar atento e redobrar alguns cuidados.
5 dicas para a tratar a gripe em pessoas acima dos 60 anos.
1 – Vacinação
A vacina é uma das formas mais importantes de prevenção contra a gripe, ela é distribuída, gratuitamente, nos postos de saúde e hospitais para pessoas acima dos 60 anos;
2 – Higiene
É preciso criar um hábito de lavar as mãos com água e sabão para não se contaminar com bactérias da gripe. O vírus pode ser transmitido por diversos lugares e formas de contato, por isso é necessário evitar coçar os olhos ou colocar as mãos na boca e no nariz;
3 – Alimentação
Os idosos devem manter uma alimentação variada, equilibrada e contendo todos os nutrientes essenciais diariamente (vitaminas, minerais e proteínas), podendo estar incluídos em preparações como sopas e caldos, pratos que apetece nos dias de temperaturas mais baixas;
4 – Ingerir muitos nutrientes à base de vitamina E
A vitamina E é um antioxidante muito utilizado por desportistas e pessoas com uma vida profissional ativa, porque regenera os tecidos do corpo, incluindo sangue, pele, ossos, músculos e nervos;
5 – Exercícios Físicos
Pessoas que fazem exercícios físicos com regularidade adoecem com menos frequência. A atividade é importante em todas as idades e durante todo o ano, mesmo durante o inverno. Para os idosos é um fundamental elemento de prevenção para gripe e outras doenças.
Se por acaso o idoso apresentar os sintomas de gripe, é importante que o cuidador ou família não hesite em levá-lo ao médico e tratar o vírus antes que se agrave.
Referências:
www.psicologiasdobrasil.com.br
www.portaldoenvelhecimento.com.br
Visite a Estância Vale Verde