O envelhecimento traz muitas mudanças para o corpo do ser humano, sendo essas internas e externas. A dificuldade para exercer algumas atividades básicas, a vulnerabilidade para algumas doenças e os lapsos de memória tornam-se frequentes na terceira idade e necessitam de maiores cuidados e estímulos.
Por volta dos 40 anos começamos a sofrer uma diminuição da capacidade de armazenamento de informações no cérebro. Existem dois tipos de armazenamento: a memória de longo prazo, onde são guardados fatos e detalhes que marcaram a vida do indivíduo de alguma forma; e a de curto prazo, que guarda dados usados rapidamente para realização de tarefas presentes, compreensão de histórias, etc.
A memória de curto prazo, geralmente, é a mais afetada pelo envelhecimento, sendo por diminuição da capacidade cerebral ou por doenças como o Alzheimer. Esses esquecimentos preocupam os familiares e causam desconforto para os idosos.
Assim como outras partes do corpo, é possível estimular a saúde do cérebro com atividades diárias, podendo evitar ou retardar o avanço do esquecimento e preservar a lucidez.
12 dicas para melhorar a memória na terceira idade
Alguns hábitos são capazes de treinar nosso cérebro o fortalecendo e ajudando a mantê-lo ativo. Para não esquecer:
- Novos aprendizados. Aprenda uma receita de um alimento que você gostaria de experimentar;
- Escreva para pessoas que você tem pouco contato, como familiares ou amigos. Essa atividade
- estimula lembranças, sentimentos e até mesmo o movimento das mãos;
- Ouça músicas da época da juventude. Músicas são capazes de marcar momentos e trazer lembranças com maior intensidade;
- Leia livros e assista filmes que não são habituais, mas que lhe despertam interesse;
- Faça crochê, bordado ou qualquer outro trabalho artístico. A arte estimula a criatividade e torna-se um passa tempo produtivo;
- Procure manter-se atento na tarefa que está realizando, como uma refeição ou um banho, fortalecendo o contato com o momento presente;
- Mantenha a atenção ao escutar as pessoas;
- Escolha um dia para planejar sua semana;
- Tenha sempre por perto uma caneta e uma caderneta para anotar informações que você lembrou, principalmente antes de dormir. Pode até deixá-la ao lado da cama;
- Faça uso da tecnologia. Use aplicativos com jogos específicos para treino de atenção e memória. Sempre de forma moderada;
- Realize atividade física conforme orientação médica;
- Mantenha uma boa alimentação, com dietas que auxiliam no processo de envelhecimento mais saudável.
Os hábitos são capazes de prevenir ou retardar a perda da memória, além de proporcionar mais atividades e aprendizados aos idosos. Chegar à terceira idade é muito mais saudável quando se é ativo, com programações diversas para executar no decorrer da semana e atividades que fogem da rotina.
Estância Vale Verde e atividades para estimular a memória.
A instituição de longa permanência Estância Vale Verde oferece todo conforto, acomodações adaptadas e muito lazer para os idosos com aulas de artes e atividades todos os dias em um ambiente calmo e com assistência médica.
Um espaço que proporciona conforto aliado à segurança, adaptando entretenimento, saúde e bem estar às condições de cada residente.
Fonte: Viva Bem; Tecno Senior.