Home > Artigo

Síndrome de Down em Idosos

Precisando de uma estadia para idosos?

Siga abaixo nossas informações para contato

Telefone

11 4693-1015 / 11 4693-2049

Localização

Rua João Osório Silveira Martins, 180 Guararema – SP
CEP: 08900-000

E-mail

contato@estanciavaleverde.com.br

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 08:00 h– 18:00 h
Sáb - Dom: 08:00 h– 17:00 h

Para mais informações

Entre em contato conosco para mais informações

Sigo Nos :

Down em Idosos

A Síndrome de Down  é uma mutação no material genético causado pela presença de três cromossomos 21 em toda as suas células ou parte delas. Essa alteração normalmente ocorre na hora da concepção de uma criança.

Essas células 21 podem produzir uma  proteína, a SOD (Enzima Superóxido Dismutase) que em pessoas jovens pode causar envelhecimento precoce. Hoje em dia pessoas portadoras dessa doença felizmente tem a expectativa de vida bem mais elevada do que pessoas na década de 70, que eram de apenas 30 anos.

Como podemos preparar o melhor envelhecimento possível para pessoas que tem Síndrome de Down?

Um fator muito importante tratando do envelhecimento de pessoas com síndrome de Down é a inclusão social, pois ela se torna determinante para o indivíduo ter uma qualidade de vida melhor, além de diretamente se relacionar à longevidade.

Existem muitos obstáculos a serem percorridos por falta de conhecimento e preconceito, mas de uns anos para cá foram dados grandes passos nessa inclusão. O portador de Síndrome de Down têm maior participação em esportes, cursos, excursões, clubes, entre outras atividades.

É preciso compreender que o indivíduo deve ser tratado como qualquer outra pessoa, e ter seus deveres e serviços sem precisar de uma super proteção. Dessa forma, são estimulados fatores essenciais para a vida do portador da síndrome, o potencial físico e mental e a autonomia de movimentos e atividades diárias.

Prevenção de Doenças em Idosos com Síndrome de Down

Para um envelhecimento saudável a prevenção de doenças, e o check up regular são ainda mais importantes, pois o sistema imunológico de pessoas com Down é considerado mais fraco, condição diretamente ligada ao decorrer de sua idade. Esse fator também influencia no aparecimento de doenças precoces, portanto a prevenção, os cuidados alimentares e até mesmo físicos devem ser redobrados.

É necessário consultar um profissional para desenvolver uma rotina de exercícios adequados, para melhorar a postura, o equilíbrio e resistência. Quanto a alimentação, é importante contar com um cardápio nutritivo e sem muita caloria, já que indivíduos com Síndrome de Down são mais propensos a ter obesidade e colesterol alto causado por sal e gorduras.

Cada portador da doença tem um ritmo diferente, mas se ele for estimulado e incluído na sociedade, muito melhor será sua qualidade e expectativa de vida.

Leia mais artigos sobre a Terceira Idade

Referências:

www.psicologiasdobrasil.com.br

www.portaldoenvelhecimento.com.br

Estância Vale Verde

Referência no cuidado com a terceira idade

Estamos sempre prontos para ajudar

Localização

Rua João Osório Silveira Martins, 180 Guararema – SP CEP: 08900-000

Telefone

11 4693-1015
11 4693-2049

E-mail

financeiro@estanciavaleverde.com.br
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Horários de Visita

Seg - Sex : 09:00 h– 18:00 hs
Sáb-Dom: 09:00 h – 17:00 hs

Deixe suas dúvidas, será um prazer esclarecê-las

Entraremos em contato o mais breve possível